Atividade desenvolvidas pelos bolsisas: Camila dos Santos de Souza, Paulo Roberto Oliveira e Thatiana Rocha Silva.
Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento de uma sequência de atividades extraclasse, elaborada para turmas de primeiros anos do ensino médio de uma escola estadual de Vitória sobre alguns conceitos de geometria plana e espacial. Em relação aos alunos, o objetivo foi explorar os conceitos de área e perímetro que foram trabalhados em sala de aula, contextualizando o assunto por meio de recursos utilizados na construção civil e na arquitetura, desta maneira, mostrando aos alunos a matemática sendo utilizada no cotidiano. Percebemos que no desenvolvimento das atividades os alunos se empolgaram de forma positiva com o trabalho e apresentaram um comportamento de participação, trabalho em grupo e desenvolvimento de habilidades sobre conceitos matemáticos. A atividade foi desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do Ensino Médio com o intuito de trabalhar de maneira prática os conceitos de geometria plana e espacial que a professora já tinha abordado em sala de aula.Pensamos em fazer um trabalho que abordasse o cotidiano e ao mesmo tempo atendesse as necessidades da professora, assim trabalhamos com desenho e construção de maquetes, aproximando um pouco da arquitetura e da construção civil. O trabalho foi programado para ser desenvolvido em quatro etapas: 1) projetar a planta baixa; 2) Transferir para o papel milimetrado; 3) transpor para o ambiente computacional; 4) confeccionar a maquete da planta; 5) elaborar um relatório com o orçamento geral do projeto.
1) Projetando a planta
2) O papel milimetrado
Nesta etapa os alunos transferiram a planta rascunho com as medidas para o papel milimetrado que a própria escolha forneceu. Ao passar a planta para o papel milimetrado alguns alunos que fizeram casas pediram para usar o espaço que restou para fazer piscinas, campos, jardins, decorações diversas, usar como quintal e nós não vimos problema em permitir desde que colocassem a medida de tudo. Também vimos alguns trabalhos com quartos, banheiros com apenas 30 cm de comprimento, além de ausência de corredores, portas e outros problemas. Tendo em vista esses pequenos problemas sentimos a necessidade de auxiliar os alunos por meio de questionamentos, que geraram alguns debates. Eles explicavam o que pensaram e ajudávamos na superação das dificuldades ou deslizes. Utilizamos quatro aulas até que a planta estivesse pronta e as medidas corretas.
3) Utilizando o computador: Software Sweet Home
Após as plantas desenhadas com as medidas corretas, pretendíamos trabalhar com o software Sweet Home 3D®, por ser um aplicativo gratuito que permite a construção de plantas baixas e visualização de casas em 3 dimensões. Os alunos iriam transferir suas plantas baixas para o software e acrescentar móveis, janelas, cores nas paredes, dentre outras possibilidades desse software. Não conseguimos realizar esta fase devido a não autorização necessária para instalar nos computadores da escola mesmo sendo gratuito. O tempo nos restringiu e não pudemos esperar. Infelizmente não foi possível o cumprimento dessa fase, porém, isso nos adiantou para a construção das maquetes.
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4) Construção das maquetes
5) Relatório
Camila, ficou 10! Adorei.
ResponderExcluirParabéns menino e meninas!
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